terça-feira, 26 de novembro de 2013

Andando de Moto com Altas Temperaturas.


Como é bom recordar de viagens que você realiza de moto. Elas são diferentes de outras viagens. Parece que as viagens em uma moto marcam mais as suas lembranças e sempre são objeto de uma conversa.

Hoje, conversando com um colega de trabalho, veio uma pergunta em relação a temperatura do motor de uma GS 1200. Ele achava que aquele cilindro aparente esquentava muito e dava desconforto ao piloto em uma viagem. Eu disse que não e que, em uma viagem, por vezes eu colocava o pé no cilindro para descansar a perna. Nunca queimei a bota ou marcou de borracha a pintura do motor.

Agora, viajando pela costa oeste dos EUA, numa Electra Glide, três vezes eu presenciei o sofrimento de andar num deserto de HD. Essa moto, ícone da indústria mundial, esquenta e muito!

A primeira vez foi quando estávamos atravessando a Rota 66. Antes de chegar à cidade de Laughlin, em Nevada, eu estava vendo o termômetro da moto marcar 120ºF e já não estava me sentindo tão bem. Comecei a ficar preocupado com a minha esposa, que normalmente tem pressão baixa, e ela informou que estava tudo legal. Como o líder andava com baixa velocidade, eu o ultrapassei e informei que a gente se encontrava no posto de gasolina na entrada da cidade, abri o gás e, assim que parei no posto, falei para a minha esposa descer. Quando eu saí da moto, ela já estava sentada no chão e sem sentidos. Demorou um pouco para voltar a si e a levamos para dentro do carro de apoio com um bom ar condicionado ligado. Apenas um susto, sem consequências!

A segunda vez foi perto de Las Vegas, logo depois de visitarmos a represa Hoover Dam. A Simone desmaiou na moto e o Golin não sabia se pilotava ou segurava a Si. Mais uma vez uma garupa foi parar no carro de apoio com o Sandro e, dessa vez, só saiu de lá quando chegamos em Las Vegas.

A terceira foi quando o Fábio, que estava liderando o grupamento, mostrou a calça dele queimada, na parte interna da coxa. A Eagle Rider, nas Electra Glide alugadas, não coloca o defletor de calor dos cilindros, logo abaixo do banco. Isso faz com que haja um aumento da irradiação de calor para a perna do piloto. Um sufoco só.

Diante disso, é importante a gente ter alguns cuidados em relação a andar de moto por lugares muito quentes, que nem o deserto de Mojave, conforme foi o nosso caso. Você sempre deve estar se hidratando! Não basta só beber água, tem que tomar Gatorade ou refrigerante. Procurar molhar a camiseta nas paradas e ter um lenço no pescoço também molhado. Usar roupas protetoras para andar de moto que sejam apropriadas para uso no calor, além de protetor solar. Mesmo quando andando de moto, sempre estar tomando algum liquido para manter a hidratação.

A desidratação causa a vasodilatação periférica, ou seja, o calibre dos vasos sanguíneos aumenta e, com isso, ocorre a queda de pressão arterial. Nesse quadro, o motociclista ou a garupa pode sentir tonturas, ficar com a visão borrada e até desmaiar enquanto pilota.

Uma outra conclusão genérica que chegamos é a seguinte: As HD devem ser muito resistentes, pois esquentar desse jeito e ainda andar pelo deserto em altas temperaturas e não quebrar, é porque a moto é boa mesmo! 

Uma última dica, e não menos importante, diz respeito ao trato com a sua moto. Um dos itens mais importantes para a sua tranquilidade é a certeza que o seu motor estará bem lubrificado, fazendo com que a sua moto não te deixe na mão. Para isso, observe a variação de temperatura na região que você fará a sua viagem e escolha o óleo do motor mais indicado. Saiba mais detalhes nos próximos post deste blog e uma ótima viagem!