sexta-feira, 23 de maio de 2014

Um novo projeto – Europa 2014 de BMW R1200GS


Eu não sonho, viajo!!!

Já está fazendo quase um ano que realizamos uma grande viagem pela Europa. Foi o nosso primeiro tour de moto pelo velho continente e aproveitamos para conhecer o centro norte da Espanha e Portugal, utilizando o roteiro sugerido pela empresa MotoXplorers conhecido como Rota dos Reis.

Foi muito bom ter rodado por Lisboa e Madri, além de andar pelo caminho de São Tiago de Compostela, vendo os peregrinos sendo levados pela fé até a catedral de São Tiago. Foi emocionante, além de gratificante!

Agora, estamos com novas ideias. Vamos motocar novamente de BMW pela Europa, conhecendo as terras de além Tejo de Portugal, o litoral Espanhol do mediterrâneo até Barcelona e voltando pelo interior da Espanha e Portugal, dando uma passada por Zaragoza, Toledo, Segóvia, Ávila e agradecendo a proteção de Nossa Senhora, em Fátima, sem antes deixar de passar por Marvão, cidade mais alta de Portugal.

Vejam como ficou o nosso roteiro de mais de 3.600km de belas estradas, que mais parecem um tapete e ainda usando as novas GS 1200 LC. Vai ser uma delícia...


A nossa moto já está reservada junto a competente MotoXplorers de Lisboa e tenho certeza que será tudo de bom esse novo projeto! E que chegue logo setembro, pois queremos andar de GS por aquelas bandas, sempre com a minha querida e inseparável garupa Sândala.



Isso tudo acontece devido termos sidos instigados pela aventura, aumentando nossa vontade incontrolável de fazer jus à uma das frases de Amyr Klink:
"Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu".

Tipos de manutenção aplicadas em motocicletas


Durante toda a nossa vida, sempre ouvimos falar sobre a necessidade de realizar manutenção em nossas máquinas. Afinal, elas podem dar algum problema e não queremos ficar na mão em pleno passeio.

Para aqueles mais preocupados, ao adquirirem uma moto, sempre dão uma olhada no manual para conferir as revisões já realizadas e o cronograma de inspeções que o fabricante da sua moto propõe para ela. Isso é a certeza que aquela máquina foi bem cuidada na sua manutenção e que não vai te dar dor de cabeça.

Sendo assim, a gente pode considerar que as recomendações do fabricante da sua moto são com relação à execução de manutenções preventivas, minimizando ao máximo a ocorrência de manutenções corretivas.

Mas, afinal, quais são os conceitos desses dois tipos de manutenção?

A manutenção corretiva é a forma mais óbvia e mais primária de manutenção, pode sintetizar-se pelo ciclo "avaria-repara", ou seja, a reparação dos equipamentos ou sistemas é feita depois de ocorrer a avaria. É a forma mais cara de manutenção quando encarada do ponto de vista custo-benefício.

A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, consiste num trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a paragem ou um baixo rendimento dos equipamentos ou sistemas em operação. Esta prevenção é feita baseada em estudos estatísticos, condições previstas pelo fabricante para utilização de um determinado equipamento ou sistema.

Mais será que somente existem esses dois tipos de manutenção? Ou a gente troca após a quebra, corretiva, ou a gente troca antes para não ocorrer a quebra, preventiva?

É certo que não! Existe um outro tipo de manutenção que se chama de preditiva. Essa manutenção é realizada muitas vezes por você sem saber. Mais afinal, qual é o conceito desse tipo de manutenção?

Manutenção preditiva é a determinação do ponto ótimo para executar a manutenção preventiva num equipamento, ou seja, o ponto a partir do qual a probabilidade do equipamento falhar assume valores indesejáveis.

Como poderemos traduzir esse tipo de manutenção? Inicialmente, devemos entender que cada motociclista utiliza de uma forma a sua moto. Alguns gostam de "enrolar o cabo", outros de utilizar as suas máquinas para pequenos passeios, alguns só rodam dentro de cidades, outros querem conhecer as três Américas... Já o fabricante, prevê uma condição de utilização da moto que nem sempre se enquadra com a sua utilização. Como fazer então a manutenção da minha máquina. Simples, monitorando os diversos sistemas que ela possui e realizando as manutenções preventivas quando forem atingidos os parâmetros considerados necessários pelo fabricante daquele componente.

Muitas das vezes, você já faz a manutenção preditiva sem saber. Quando você mede o tamanho do suco do pneu e verifica que está acima do mínimo de segurança, você está fazendo uma manutenção preditiva. Ao verificar, periodicamente, a quantidade de material existente na pastilha de freio, também...

Mas existem alguns equipamentos que você poderá utilizar para saber o momento certo da troca do fluido de freio. Essa “caneta” dá a contaminação por água, no fluido, e, com isso, você só precisará trocar esse componente quando ele estiver fora de especificação e não simplesmente a cada dois anos!


Outro equipamento característico de manutenção preditiva é o termodensímetro. Ele mede a quantidade de aditivo (etileno glicol) existente na água do radiador da sua moto, sinalizando o momento certo para realizar a troca da solução, prevenindo a ocorrência de corrosão, no sistema de refrigeração da moto, e mantendo as características de troca térmica do motor.


Talvez o monitoramento mais importante seja o do óleo lubrificante. Existe um equipamento vendido nos EUA, chamado LUBRICHECK, que indica o nível de eficiência de um óleo lubrificante. Poderemos, com apenas uma gota de óleo, checar se aquele lubrificante está em condições boas de uso ou não e até mesmo saber se há algum problema com o nosso motor. Veja as explicações no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=a8-5lRyeg8I

Há ainda diversos outros equipamentos de monitoramento de sistemas e equipamentos da sua moto que poderão facilitar a identificação do momento exato de substituição de determinado componente. Lembre-se sempre que a correta manutenção da sua moto lhe dará a tranquilidade necessária à sua viagem! Bons passeios!