sábado, 29 de agosto de 2015

Viagem de moto pelo mundo

Como é bom viajar de moto!
Isso todo mundo sabe, mas para aqueles que realmente curtem esse veículo, a satisfação é indescritível.
A tendência natural, após adquirir uma moto, é querer se aventurar pelo quarteirão, pelo seu bairro, nas cidades, no estado, país e, por que não?  pelo mundo!
É neste momento que começam a aparecer as dúvidas e inseguranças. Como eu vou me sair fora do meu país andando de moto? Será que não é perigoso? Quais as despesas que devo prever e realizar? É  seguro? É melhor estar sempre em grupo? etc, etc, etc...
São tantos questionamentos, que mesmo  a pessoa tendo condições financeiras,  acaba ficando receosa e não se aventura em rodar mundo a fora de moto!
Não sou um expert em viagens de moto fora do Brasil, mas já realizei quatro, duas nos EUA e duas na Europa, e estamos  começando a preparar uma quinta viagem para o próximo ano.
De qualquer forma, um fato é certo, o planejamento é tudo! O resto, vem a reboque da diversão e da curtição!
Temos que ter em mente que uma viagem possui apenas o seu início e nunca termina. Ela, mesmo no retorno à nossa casa, continua nos nossos pensamentos, nas conversas com nossos familiares e amigos e na experiência de vida acumulada.
Investir em uma viagem é investir em você mesmo, naquilo que você levará consigo para sempre...


Até esse ponto, todos concordam. Mas andar de moto em outros países, será realmente bom?
Pela minha pequena experiência, eu digo que sim.Espetacular!!!
Nos locais onde andei, tive a certeza que o motociclista é respeitado e ajudado por todos. Estar de moto já é, por si só, um convite para iniciar uma amizade ou começar um bom bate papo em qualquer lugar do mundo.
No Brasil, há alguns problemas  que você não encontrará em um país da Europa ou nos EUA. As estradas em excelente estado de conservação, sinalização perfeita e o respeito por todos que estão transitando pelas ruas, seja de moto, carro, caminhão ou bicicleta.
As leis realmente são respeitadas.
Minhas três primeiras viagens foram em grupo, a última não. Fizemos a Andaluzia,  somente eu e minha esposa e foi maravilhoso! Cumprimos o nosso roteiro e nos divertimos muito. Nos perdemos várias vezes e nos achamos em estradas e lugares de tirar o fôlego. Não havia nenhum compromisso, a não ser se divertir e ser feliz sempre...
É lógico que estar com amigos, em uma viagem de moto é muito bom, pela segurança e companhia,  mas ter a oportunidade de fazer o que a gente quer e na hora que desejarmos, também tem uma grande vantagem ...
A nossa próxima viagem, também vamos fazer solo. Nós dois e Deus, sempre nos acompanhando por todas as estradas, pois elas renderão recordações inesquecíveis.
Viajar é sempre muito bom, se for de moto,  inesquecível!!