segunda-feira, 17 de julho de 2017

Planejamento de Viagens de Moto

Como é bom sonhar!
O sonho, quando concretizado, faz com que a pessoa se sinta realizada e nada melhor do que uma viagem de moto para descontrair e tirar todas as preocupações da mente.
Durante uma viagem de laser, é como se rejuvenescêssemos anos! Os momentos vividos ficarão em nossa mente para sempre e serão tema para horas e mais horas de conversas com nossos amigos e familiares.
As fotos e filmes serão vistos e revistos como se fossem verdadeiras joias que só pertencem a gente, pois foram momentos vivenciados por você!
Até aqui, falamos apenas daquilo que é considerado bom em uma viagem. Para que isso seja concretizado, há algo mais. Temos que “perder” um certo tempo no planejamento de nossa viagem. Acreditem, não há perda de tempo em planejar!
Um bom e detalhado planejamento faz com que a sua viagem realmente seja repleta de alegrias e grandes emoções.
Se você possui como objetivo realizar uma viagem, mesmo que ela só seja executada daqui a um ano, comece já a planejar. Pesquise, fale com amigos que já realizaram essa empreitada e tenha a absoluta certeza que você e a sua moto estão prontos.
Se for viajar em grupo ou apenas com a sua garupa, faça com que participem do planejamento. Lembre-se que, quando todos se envolvem em um trabalho, sempre existe uma maior chance dele dar certo, afinal duas cabeças pensam e planejam muito melhor do que uma!
Foi justamente pensando nisso que eu resolvi colocar algumas planilhas de planejamento de viagens neste blog. Muitas vezes é difícil de obter algum parâmetro de planejamento e esses arquivos, a bem da verdade, são apenas sugestões de planejamento de viagem. É lógico que para cada caso ocorrerão necessidades distintas.
Procurei, também, disponibilizar um arquivo de checagem de itens para viagens de moto. São importantes lembretes, os quais irão variar em quantidade dependendo da distância pretendida a percorrer e o destino e rota. Mas vale ressaltar que são apenas lembretes!
Sempre equipado
Logo depois de escolher seu destino, prepare seu vestuário. Até pouco tempo atrás, os motociclistas eram obrigados a usar o mesmo equipamento no calor ou no frio, a grande maioria em couro. Entretanto, hoje em dia, o mercado oferece equipamentos que protegem o motociclista no dias frios, mas podem protegê-lo e garantir conforto no calor do verão brasileiro.
Escolha o que for melhor para você. Encare os gastos com equipamentos como um investimento em você. Então se lembre: capacete, jaqueta, calça, luva e bota são essenciais. Claro que cabe a você escolher entre o capacete aberto (Jet) e o fechado. Entre a calça jeans ou de cordura, etc. No entanto, piloto e garupa precisam estar equipados dos pés a cabeça.

Revise sua moto
Roteiro em mãos e os equipamentos prontos para serem usados. Agora é a vez de cuidar dela, sua moto. Para viajar com total segurança, a motocicleta deve estar revisada e com pneus em ótimo estado de conservação. Leve sua motocicleta em uma oficina de confiança e peça para o mecânico verificar o nível de óleo, lâmpadas e cabos de acionamento, além do estado das velas.
Antes de pôr o pé na estrada calcule sempre a distância a percorrer e a autonomia da moto. Não espere chegar na reserva para abastecer. Se acontecer algum problema no meio do caminho, você pode ficar na mão. Não se esqueça de levar um kit de ferramentas e reparador para o pneu. Para evitar dores de cabeça, a documentação do condutor e da motocicleta devem estar rigorosamente em dia.
Acomode sua bagagem de preferência em bauletos e alforges. A famosa e prática mochila nas costas não é um primor nos quesitos segurança e conforto. Por isso, distribua o peso nos locais reservados para a bagagem. Se sua moto não tem bauleto, amarre a bagagem no bagageiro ou no banco da garupa com cordas elásticas, a popular “aranha”. Reserve um espaço também para a capa de chuva.
Últimos cuidados
A cada ano percebemos que o verão fica mais quente, por conta dos efeitos gerados pela ação do homem na natureza. Por isso, é bom ingerir mais líquido do que o normal. Melhor ainda é o suco de frutas, ou a fruta na sua forma original, e evitar comidas pesadas, gordurosas ou de difícil digestão no caminho.
Proteja todas as partes do corpo. Se todo o equipamento de segurança já foi vestido, atente-se para partes que possam ter ficado descobertas — como o pescoço. Com a moto em movimento o motociclista não percebe o calor, mas basta pôr a mão no capacete ou no tanque de gasolina para sentir como está sua pele. Essa exposição pode até levar a uma desidratação ou queimaduras na pele. Por fim, ande sempre com o farol aceso na estrada, além de ser obrigatório por lei, facilita a visualização dos outros veículos.

Bom planejamento e uma ótima viagem!

CHECKLIST para Viagens de Moto.xls

Planilha de Viagem ao Atacama

Planilha de Viagem ao Nordeste

Planilha de Viagem Cone Sul