terça-feira, 18 de julho de 2017

Escolhendo o óleo do motor para a sua moto


No post anterior, procuramos dar uma passada nas características e importância dos óleos lubrificantes utilizados nas nossas motos. É verdade que tudo o que foi falado, nesta pesquisa, é plenamente aplicável também aos carros.

Em um motor, o óleo é o principal componente no processo de lubrificação, que consiste basicamente na interposição de uma substância (óleo), para evitar ou diminuir o contato entre as peças, reduzindo o atrito, para que possa proteger e prolongar a sua vida útil.
O segredo de um bom óleo para motocicletas de 4 tempos está no balanceamento correto dos aditivos para atender aos conjuntos motor, transmissão e embreagem úmida. Os períodos de troca são estabelecidos pela quilometragem rodada (baseado em testes práticos dos fabricantes) ou através de um prazo máximo. Isto significa que, se a motocicleta ficar muito tempo sem ser movimentada, ou ter baixa rodagem, existe o risco de contaminação do óleo por condensação de umidade e, por isso, os fabricantes determinam um período máximo para troca do óleo.

Invariavelmente, se você realiza a troca do óleo da sua moto em uma loja especializada nesse produto e não na concessionária da sua motocicleta, vem a pergunta sobre qual a marca ou tipo de óleo desejado.




Muitas vezes, o funcionário da loja nos informa que existe um óleo de carro, com a mesma classificação SAE e API e que custa muito menos do que o específico para motos.Neste caso, temos algumas considerações a fazer:

No geral, os óleos de motos 4T também servem  para a lubrificação do motor, transmissão e embreagem. É por isso que você somente deverá utilizar produtos específicos para motos.

Se ocorrer uma emergência / imprevisto e você tiver que colocar um lubrificante de carro, utilize o de viscosidade e API especificados pelo fabricante da sua moto e, assim que possível, troque o filtro e o óleo do motor por um 4T.

Segundo Celso Cavallini, coordenador de relações com fabricantes da Mobil, “não há distinção entre óleos para motos de diferentes tipos, como as speeds, customs, bigtrail e scooter, mas sim entre os fabricantes que podem recomendar diferentes especificações”. Procure sempre utilizar óleo de boa qualidade!

Com o passar do tempo, há a tendência que o nível do óleo baixe um pouco, devido às folgas existentes no motor e à queima parcial de óleo, na câmara de combustão, mesmo em motos novas. Assim, enquanto não chega à hora da troca, devemos verificar o nível e realizar o recompletamento, quando necessário.


Mesmo utilizando o óleo correto e combustível de qualidade assegurada, períodos de troca além do recomendado podem levar à formação de borra, devido ao excesso de contaminação com sugeria do lubrificante e ainda a sua oxidação, ocasionando danos internos ao motor. 

Veja agora a correspondência de temperatura do ambiente e a capacidade de manter a viscosidade adequada na partida para alguns óleos com as siglas de especificação de viscosidade SAE. Isso poderá ajudar muito a entender qual o óleo mais recomendado para o local onde você utiliza a sua moto.


Cuidados com a escolha do óleo do seu motor! 

1 - Leia sempre o manual da sua moto. Todo fabricante faz a especificação da viscosidade do óleo a ser usado no motor e do API mínimo. Sendo assim, desde que você observe no manual a viscosidade do óleo a ser utilizada, você poderá, e até mesmo deverá, usar especificação superior do API. Nunca o contrário! Com isso, você irá proporcionar uma qualidade maior do lubrificante utilizado pelo seu motor. 

2 - Lembre-se que a classificação API se refere ao desempenho do óleo, ou seja, a capacidade de manter sua viscosidade em situações extremas de uso (altíssimas ou baixíssimas temperaturas), em função dos tipos de aditivos existentes em sua fórmula. Esta classificação sempre se dá por duas letras. A letra S significa que é um óleo desenvolvido para motores a combustão (Spark - Faísca / Centelha), e a segunda letra se refere à classificação de desempenho. Quanto maior a letra, melhor a qualidade do óleo!

3 - Veja abaixo esse simples comparativo entre três tipos de lubrificantes específicos para motos, todos com viscosidade de 20W50:


Portanto, o Mobil Super Moto API SF e o CASTROL ACTEVO GP 4T API SF são "piores" do que, por exemplo, o Motul 3000 API SG (G é maior que F) que, por sua vez, é "pior" que o Yamalube API SL ou Lubrax Essencial API SL.

Para facilitar o que foi dito anteriormente, veja a abrangência da proteção do seu motor para cada tipo de classificação API no gráfico abaixo. Repare que, quanto maior a segunda letra, maior será a proteção proporcionada pelo lubrificante em determinada área, lembrando que uma qualificação superior abrange os requisitos existentes em uma inferior.


Tendo todos esses cuidados, temos certeza que a sua máquina estará bem cuidada e fazendo com que você aproveite cada vez mais os seus passeios.


Fontes de Pesquisa: www.lubrificantes.netwww.motonline.com.br / sites da Castrol, Havoline, Motul e Mobil.